segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Protesto da torcida no ultimo jogo do ano

Oi galera Coxa-Branca !

Fiz questão de atualizar o blog para falar do protesto que a Império Alviverde e a Mancha Verde fizeram no ultimo jogo do ano, entre Coritiba x Guaratinguetá.


O protesto ocorreu porque o presidente da Império, Luiz Fernando Corrêa, o Papagaio, mandou um ofício para o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, pedindo a autorização para entrar no estádio com os instrumentos oficiais da Bateria da IAV, pois os que estavam sendo usados nos jogos eram os instrumentos de ensaio, que são velhos e em pouco número. Os instrumentos oficiais possuem o logo da Império.


O pedido foi negado, "em virtude disso, a TO Império Alviverde não entrará no jogo entre Coritiba x Guaratinguetá com o Camisão e com a Bateria." É o que está escrito no site oficial da Império. No site tem o ofício que foi mandado ao Vilson, e lá explica tudo mais detalhadamente. Clique no link ao lado para ver. http://imperioalviverde.com.br/noticia_coluna.php?t=n&id=652


Então, no jogo do dia 27/11, ocorreu o protesto. Na curva de entrada do Couto não haviam as bandeiras, que normalmente ficam lá. Não teve o Camisão, e nunhum outro tipo de comemoração. A IAV não levou a bateria de ensaio, e assim que começou o jogo ninguem cantava nada. Alguns torcedores que eram contra a esse protesto começavam a cantar para tentar contagiar os torcedores que estavam a sua volta, e assim apoiar o Verdão.



Foi um protesto pacífico, mas que chocou muitos torcedores, que não estão acostumados a ver o Couto em silêncio.


O que mais me irrita é saber que os integrantes da Império que estavam lá protestando, agora acham que o Coritiba depende deles, que sem a Império lá com a bateria, contagiando o estádio inteiro, o Coxa sempre irá perder. Isso não é verdade!


Eu acho o seguinte: O Coritiba não depende da Império, mas é claro que a Império faz parte da tradição do Clube, eles que agitam o estádio. Mas achar que sem eles o Coritiba fica "desamparado", isso é ridiculo!


Somos a maior torcida do Paraná, e muitos desses torcedores não fazem parte da Império. E como a maior torcida do Paraná e uma das mais belas do Brasil, deviamos dar o exemplo mais uma vez, e apoiar o Verdão sem as benditas baterias. Fazer as tradicionais festas para comemorar o título e apoiar o time, que foi prejudicado sem ter culpa de nada.


A Mancha Verde também fez seus protestos. Levaram faixas pretas com os escritos "Cantar pode?" e "Censura". Os integrantes da torcida saíram pelo setor das cadeiras mauá carregando as faixas. Com isso arranjaram briga com outros torcedores que eram contra.

Eu estava no segundo anel das cadeiras mauá, e em um determinado momento do jogo percebi uma briga no primeiro anel das arquibancadas, em que foi necessária a ajuda dos policiais para retirar os individuos.


Brigas desnecessárias, que me lembraram os atleticanos. É coisa de atleticano ficar brigando por nada, e ainda com sua própria torcida.


Mas agora já foi, o protesto já aconteceu e não tem mais como voltar. Só espero que essas coisas não aconteçam mais no ano que vem. Que eles não ajam como uma torcidinha que arranja briga por tudo, que ajam como uma torcida grande, que somos. A Torcida Que Nunca Abandona, que NUNCA mais deixe de cantar para apoiar o Verdão, pra fazer um protesto da Organizada, pois é o CORITIBA em 1º lugar!

3 comentários:

Estudante de Direito e Império! disse...

Olá Camila, não sei quem é você nem ao menos o nível de seu amor pelo clube. Mas vou expor minha opinião a respeito do que vc postou... Primeiramente, se vc não concorda com o protesto, não tem nada a ver com a torcida, não deve ao menos se dar ao trabalho de opinar a respeito. Assim como, se gosta de ver nosso time cair duas vezes em menos de 5 anos e aplaude a diretoria do Sr. Jair Cirino e suas atitutes plausíveis (cumpre dizer que estou sendo sarcástica), com um campeonato Brasileirão da Série B medíocre e ainda por cima aumentando valor dos ingressos e dos sócios, bem como, cortando a torcida organizada, PARABÉNS!
Continue sentada na Mauá aplaudindo toda essa palhaçada. As pessoas que viajam, que vão aos jogos, que acompanham e dão incentivo aos jogadores é sim, a Império!
Indago porque o restante do estádio, durante o protesto cantava justamente as músicas da torcida organizada? a idéia não é rechaçar a Império? pois bem, não ousem cantar nossas músicas nem ao menos nos mandar tomar naquele lugar (pessoal dito educado, sociável) quando estamos fazendo um protesto não apenas por faixas e bateria!
Quem não concorda com o protesto, cante seus 30 segundos durante o jogo e se cale por meia hora, como ocorre sempre. A Império tentou expor cartazes de protesto, contudo fomos censurados, pelo menos a ancha teve esse privilégio. A Império é sim propulsora do time, senão, porque o jogador Rafinha teria pedido que cantássemos no dia 29?!
Em suma, o que quero dizer é: se não concorda com o protesto não o critique sem fundamentos, sem conhecer o intuito deste. A TO Império Alviverde não é a vista no famoso dia que nem vale a pena repetir, se os próprios torcedores do Coritiba apoiarem essa repressão chegaremos ao caos. Portanto, se não apóia torcedores que cantam, viajam, se reúnem para incentivar o time, usam de instrumentos e faixas para demonstrar seu amor ao time, não os critique. Só criticamos aquilo que conhecemos, se não temos conhecimento, a crítica passa a ser ignorante, o que faz de nosso discurso, um tolo. Assim, não seja tola, não censure a torcida de seu time.

Camila Resende disse...

Olá.
Não estou "censurando a torcida do meu time". Aliás, gosto muito da Império, e também acho que o que a diretoria do Clube está fazendo é ridiculo.
Acho também que devemos respeitar a opinião das pessoas, assim como respeito a sua, peço que respeite a minha, até porque, não sou a unica que não concordou com esse protesto.
Na minha opinião, a Império poderia ter feito um protesto mais inteligente e mais à sua altura. Achei coisa de torcidinha, o que não somos. O estádio estava em guerra, era torcedor contra torcedor.
Tenho respeito pelo Papagaio, acho que ele é um otimo presidente para essa torcida. Mas, pra que arranjar confusão no ultimo jogo do ano, que era pra ser de festa ? No ultimo jogo do ano passado foi uma tragédia, e nesse ano foi um fiasco.
Poderiam ter ficado em silencio nos primeiros 10 minutos de jogo, quem sabe. Daria pra notar a diferença. Acho que não prejudicaria o time, como acho que prejudicou. Porque, a briga é com a diretoria, o time não tem nada a ver, e é justamente ele que sai perdendo com isso.
Não acho que o Coritiba dependa da Império. Isso eu não concordo.
Acho, com certeza, que a Organizada faz parte da tradição do Clube, mas não ao ponto do time depender dela.
Nascemos para amar e seguir o Coxa aonde for, e nunca devemos colocar a torcida na frente dele... Até porque, o Coritiba veio primeiro, e é por isso que ele sempre tem que estar em 1º lugar.

Anônimo disse...

OWN